terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Pensamentos Mirabolantes


Porque nada se cria, nada se mantém. tudo se transforma. A frase original pode não ser exatamente assim, mas o significado é o mesmo. Tudo no mundo muda o tempo todo, e nós precisamos cada vez mais estar preparados para essas mudanças. Viver está se tornando algo realmente difícil de acontecer.

O mundo inicialmente era um lugar tranqüilo, e bonito de se viver. Eu fico imaginando como seria bom viver naquela época, sem todos os problemas gerados pelos seres humanos. O homem em si, para mim, é o único problema existente no planeta Terra. Se não fosse o homem e suas atitudes imorais, o mundo seria um lugar bem melhor. A questão é se não existissem homens, eu provavelmente não estaria aqui escrevendo este texto. É contraditório, eu sei.

Eu preferiria não ser humana. Eu preferia não estar nesse mundo, onde tudo é proliferação, onde tudo é imundo. E o pior é que mesmo vendo o mundo se acabar em poluição e destruição, o ser humano continua persistindo no mesmo erro. E quando eu falo ser humano, eu me refiro a mim, a você, a todos que habitamos o nosso querido planeta que de querido não tem mais nada.

De certo modo, eu já não acredito que exista um jeito de fazer tudo dar certo. O problema que antes era uma bolinha de neve, já se tornou uma grande avalanche. E é justamente nesse momento que eu me pego a indagar, e o que fazer? Será que sentar e ficar de braços cruzados resolve? Ou será que fazer qualquer coisa, ajudará?

Eu escolho a terceira opção. E aí você se pergunta, terceira? Sim, terceira. Eu escolho não ficar parada, nem fazer alguma coisa pelo mundo. Eu fico com a opção de ficar em cima do muro. Seria muito ignorante da minha parte se eu optasse por qualquer uma dessas opções, porque eu não sou do tipo que fica parada vendo tudo desmoronar, nem sou do tipo que dá o máximo de si por uma coisa que não tem um resultado instantâneo.

Nós vivemos, nos esforçamos, e crescemos para sermos pessoas melhores. E no final de que serve todo o nosso crescimento pessoal, se o mundo que nos proporciona o ambiente para fazermos tudo isso acaba sendo destruído, por nós mesmo? Não é repugnante observar que nós ajudamos a destruir o mundo? Não sei se com você isso acontece, estou falando de um sentimento que me incomoda, que me aflige e que me faz querer melhorar o mundo.

É tremendamente terrível se sentir incapaz de fazer qualquer coisa pela humanidade e pelo planeta Terra. E é aí que muitas pessoas chegam com as frases clichês que muitas vezes acabam calando nossos pensamentos. “Faça do seu jeito o que você puder para melhorar o mundo, mesmo que seja pouco, é a partir de pequenas coisas que se constrói algo realmente grandioso”. É tão bonito de dizer não? Quem dera fosse fácil de fazer. Diz o ditado que é fácil falar, o difícil é fazer. O que você vai fazer depois de ler esse texto? Continuar a viver a sua vida de sempre, e simplesmente ignorar que o mundo está se acabando e que nós estamos contribuindo para que isso aconteça? Você sabe o que pode fazer para melhorar o mundo? Se você souber, deixa um comentário dizendo, porque sinceramente eu já não vejo saída. Para mim, a humanidade está chegando ao final do túnel, mas não há nenhuma luz branca ao final dele.

Eu fico imaginando no futuro o que está reservado para o mundo. Será que nós iremos seguir os passos dos dinossauros e acabar desaparecendo da face da Terra? Ou será absurdo demais pensar nessa hipótese? Eu acho que uma possível resposta para essa pergunta se resume a uma única palavra. Tecnologia. A humanidade possivelmente acredita que tudo será resolvido com a ajuda da tecnologia. O que não se passa pela cabeça das pessoas é que um dia toda essa tecnologia pode se esgotar e simplesmente ao que irão recorrer? A Deus? É sempre complicado falar de Deus e consequentemente de religião, mas eu concordo com Karl Max quando ele disse que “A religião é o ópio do povo”. Sempre que nós estamos em maus lençóis é a Deus que pedimos auxilio, é obvio que no momento em que nós estivermos a um passo de desaparecer daqui, é a Ele que iremos recorrer. Mas, na minha opinião já será tarde demais para pedir ajuda.

E aí eu me indago, e agora José? Será que continuar persistindo nesse grandioso erro é a solução? Acho que tudo pode ser modificado, mas nada acontece do dia para noite. É preciso querer melhorar, mesmo que isso possa parecer um pouco impossível. Mesmo que eu já não consiga acreditar nessa hipótese, pode ser que você que está lendo esse texto acredite. E talvez essa seja minha última esperança, acreditar que há possibilidades de existir pessoas capazes de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

3 comentários:

Kari disse...

Olha, quando você falou em "aquela época", eu acho que seja qual época for, ela não era melhor, era apenas diferente. Pois, em qualquer época que for, o homem sempre estava presente, e, por isso, as coisas não era tão maravilhosas assim.
Quanto ao muro, acho que ficar em cima dele também não é a melhor opção. Também não sou do tipo que se dá por completo a alguma coisa que não vai gerar resultados, mas quando eu faço, eu acredito que o resultado vai existir, e é com essa fé que eu faço.
E, também acredito que, se cada um fizer a sua parte, a gente vai conseguir algo melhor. Porque, se todos ficarem pensando que não adianta fazer nada, o caos em que vivemos vai ficar cada vez muito maior do que já é. Temos que acreditar que, juntos, podemos fazer alguma coisa. Seja o que for, e talvez não precise ser algo tão grandioso assim. Apenas o primeiro passo já é um grande passo para a caminhada, sabe?

Tem uma música do Tihuana que eu acho linda e verdadeira. "No meio do caos"

"As bombas e a dor
E o conflito que não termina
Soldados, coronéis convictos
Tentaram em vão impor a paz
Que não volta mais
Que ninguém volta atrás

E no meio do caos
Não é difícil ver
Milhares de pessoas se ajudando
Pra sobreviver

Porque no fundo é assim
E é assim que vai ser
Não se pode acabar com a vida
Porque a vida nunca pára de nascer

Há medo e até pavor entre os homens
Suas mulheres e crianças
Há um desejo coletivo
De encontrar a paz
Que não volta mais
Que ninguém volta atrás

E as crianças vão morrendo
E o mundo inteiro assistindo a tudo isso"


Beijão pra tu Zih!
E saudades em...

Pripa Pontes disse...

Zi, acabei de chegar no Recife, e como vc pediu para lhe avisar: aqui estou.
Muitas saudades suas!!! Queria muito poder falar c vc e compartilhar mais minha vida e saber mais da sua, tbm. De qualquer forma vou lhe ligar p gente matar as saudades pelo menos via telefone ^^

Quanto ao seu post faço das minhas palavras as suas, a n ser qnto a parte que eu quero mudar algo, mas realmente ainda n sei como. Quer dizer, um dos motivos de escolher essa minha profissão foi ter a possibilidade de modificar algo em uma larga escala, e é exatamente o que eu pretendo fazer.
Até lá, fico na expectativa.

Bjos, zi!
Saudadesssssss
Ah! voinha e voinho mandaram lembranças para vc e Pajé!

Paôlla Jaques disse...

Amei teu BLOG

te marquei em meus seguidores ok?!!



bjokasss