terça-feira, 16 de outubro de 2007

À Procura da Felicidade



Hoje eu vi e vivi coisas que me deixaram confusa, mas que me fizeram ver que a felicidade pode ser algo literalmente instantâneo. Ao mesmo tempo pude perceber que aquilo que chamamos de felicidade não é algo concreto que realmente existe, mas sim uma coisa abstrata que o Homem inventou para traduzir uma única palavra: Satisfação.

Contudo, é importante se observar que para algumas outras pessoas, essa minha definição não faça o menor sentido ou não seja o suficientemente exata, o que é completamente cabível. Mas voltando à questão da felicidade, o ser humano apesar de considerar um ser "racional", muitas vezes vai de encontro a essa identidade adotada para elevar o seu ego. O Homem que se diz "racional", muitas vezes ignora o espaço onde vive, e acaba menosprezando as outras espécies, incluindo a sua própria. E é justamente aí que aparece a tal da felicidade que tem o papel de diferenciar a vida das pessoas. Uma pessoa que se diz feliz, com certeza está satisfeita com a vida que tem, mas será que uma pessoa que se diz infeliz está satisfeita com a sua vida? A resposta é certeira. Aparentemente Não.

Mas porque será que pessoas que sofrem com os obstáculos impostos pela vida, muitas vezes se consideram mais felizes do que outras? E é aí que a racionalidade entra em questão e observa-se que são esses obstáculos que fazem com que a vida tenha muito mais satisfação de ser vivida. São os obstáculos que geram a felicidade, e é a felicidade que gera esse sentimento de satisfação que faz com que a vida seja muito mais completa, muito mais repleta de sentimentos que nos remetem a reviver os momentos em que superamos obstáculos que nem mesmo nós acreditaríamos que fossemos capaz de conseguir superar.

E é assim que nós vivemos a vida, esperando que os obstáculos venham para enfim podermos ser felizes, e quando eles chegam, muitas vezes nós podemos querer desistir de superá-lo, mas é justamente nesse momento que percebemos que esse talvez seja o único caminho para conseguirmos ser felizes. Talvez seja por isso que o hOMEM procure tanto pela felicidade, porque muitas vezes, ele se perde no caminho de superação dos obstáculos e acaba ficando insatisfeito por não o ter conseguido.

- hugs and kisses -

p.s: a imagem acima é como se fosse um auto-retrato do texto que escrevi, ta aí um filme altamente recomendado: À Procura da Felicidade, não tem como assistir e não perceber o real sentido da felicidade.