sábado, 15 de março de 2008

Porque afinal de contas, viver é preciso.

"Quando não houver passado, quando não houver futuro, então haverá paz. O futuro significa aspirações, realizações, metas, ambições, desejos. Você não pode estar aqui, agora, pois está sempre correndo atrás de alguma outra coisa em outro lugar. Todos temos que estar integralmente presentes no presente, pois então haverá paz. E a partir daí a vida se renova, pois a vida conhece apenas um tempo, que é o presente. O passado é a morte , o futuro é apenas uma projeção do passado morto. O que você pode pensar sobre o futuro? Você pensa em termos de seu passado, é o que você conhece e é isso que será projetado, obviamente em uma versão melhorada. Será mais bonito, mais bem decorado. Todas as dores sao deixadas para trás e apenas os prazeres foram escolhido, mas ainda assim é passado. O passado não é, o futuro não é, apenas o presente é. Estar no presente é estar vivo, no que há de melhor em si, e isso é renovação."

(Osho)

Esse trecho foi tirado do livro "O Livro da Transformação" de Osho, esse livro aborda temas bastante diferenciados, mas todos envolvem um tema central, a vida. As lições que são transmitidas através desse livro são repletas de palavras que nos fazem repensar nosso estilo de viver e de encarar a vida. Eu escolhi esse texto, porque hoje eu estava pensando justamente no meu passado, em todas as coisas que eu vivi e que construíram a pessoa que eu sou hoje. Saudade é uma palavra que transmite o que eu sinto nesse exato omento.


Sentir falta de uma época que já passou é absolutamente normal. O que talvez não seja tão normal assim é querer reviver tudo aquilo novamente. Querer reviver momentos e saber que você seria capaz de refazer todas as mesmas coisas já feitas é o mais interessante de toda essa mistura de sensações e pensamentos. E porque eu faria tudo exatamente igual? Porque eu daria tudo que eu senti, pra sofrer o que eu sofri, pra chorar pelo que eu chorei e principalmente para eu amar tudo que eu amei.


Foi no meu passado que eu vivi e amei incondicionalmente. Não que eu não viva e ame incondicionalmente hoje, no presente. Eu amo e vivo sim, só que a diferença é a situação do tempo. Antes tudo era mais fácil, porque responsabilidade não era uma coisa que eu tinha que assumir que eu tinha que ter. Tudo era mais simples, e por mais que na época parecesse ser de uma dificuldade única, no final tudo ficava no seu devido lugar. Hoje, os meus atos são exclusivamente responsáveis por tudo aquilo que eu me tornarei. E aí vem o futuro. Cheio de ambições, desejos e projeções, como diz o próprio Osho. E em meio a tudo isso eu acabo me esquecendo que eu tenho uma vida que precisa ser vivida. Uma vida que não é feita de passado, nem de futuro e sim de presente.


E o que resta para ser feito é viver o presente. Não é preciso ser jogado fora o passado e o futuro, porque é o passado que é responsável pelo que nós somos hoje, e é o futuro que será responsável pelo que nós nos tornaremos. Mas ficar pensando em ambos não é a melhor opção para se ter momentos felizes. A felicidade só se encontra no presente, e isso talvez seja por isso que ela seja tão difícil de ser encontrada.


Seja feliz, e encontre a sua felicidade do seu presente, pois tudo que se é vivido, deve ser feito com intensidade e não de qualquer jeito. É preciso que exista essa consciência para que a vida assuma seu verdadeiro sentido. Portanto, viva e aproveite ao máximo o dia de hoje, e faça deste dia o melhor dia da sua vida, para que cada dia seja lembrado por ter sido o melhor.


- hugs and kisses -